Lições Armindo de Sousa

















3 de Abril de 2014

A TV da Universidade do Porto tem já disponíveis os vídeos das Lições Armindo de Sousa de História Medieval Ibérica.

Lição 01 – Parte 01


Lição 01 – Parte 02


Lição 02 – Parte 01


Lição 02 – Parte 02


Lição 03 – Parte 01


Lição 03 – Parte 02




12 de Abril de 2013

Nesta segunda edição das LAS, o conferencista convidado foi o Professor CARLOS DE AYALA MARTÍNEZ, da Universidade Autónoma de Madrid, que desenvolveu uma série de três lições magistrais e um workshop de fontes em torno do tema Ideología religiosa y poder político. Modelos de realeza en la alta Edad Media hispánica.


O programa detalhado de cada uma das sessões e os respectivos documentos que serviram de base ao workshop de fontes podem ser consultados aqui:



PROGRAMA:

Quinta-feira, 11 de Abril
Lição 1: Realeza y modelo ministerial (ss. VI-X)
10h30 - 13h00
Lição 2: Realeza e caudillaje militar: la formulación
del discurso (s. IX)
15h00 - 17h30

Sexta-feira, 12 de Abril
Lição 3: Modelo caudillista: contradicciones y afianzamiento (ss. X-XI)
10h30 - 13h00
Workshop de fontes
15h00 - 18h00



COMISSÃO ORGANIZADORA
André Marques
Joana Sequeira
Flávio Miranda


CARTAZ


___________________________________________________________________________

Decorreu entre os dias 9 e 12 de Novembro de 2009 a primeira edição das Lições Armindo de Sousa de História Medieval Ibérica, subordinada ao tema Trade and Shipping in the later Middle Ages: Iberia and England, com uma série de lições pela Professora Wendy R. Childs (emérita da Universidade de Leeds).

_________________________________________________________________________________

As Lições Armindo de Sousa foram instituídas em 2009 pelo GIHM-UP (Grupo Informal de História Medieval – U. Porto), invocando a memória de Armindo de Sousa, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Inspiradas pela qualidade e pela profunda originalidade da sua obra, estas Lições propõem-se trazer periodicamente à FLUP um reconhecido investigador da Península Ibérica medieval que, numa série de três lições magistrais, complementadas por um workshop sobre fontes, disserte sobre um qualquer tema de história medieval peninsular (c. 500 - c. 1500). Na senda das lectures anglo-saxónicas, de escassa tradição no panorama académico português, as lições proferidas deverão constituir a base para um ensaio sobre o tema tratado, a publicar em livro. Abertas a toda a comunidade académica e ao público em geral, terão como alvo preferencial estudantes de pós-graduação (numa assumida intenção formativa) e investigadores das diversas disciplinas integradas nos estudos medievais, sem prejuízo de um público mais alargado que a versão escrita, publicada em livro, deverá também ter presente.

Armindo de Sousa nasceu em Lustosa (Lousada), em 1941. Foi professor de História Medieval da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde regeu a cadeira Cultura e Mentalidades na Época Medieval (da licenciatura em História) e as disciplinas Crítica Textual e Assembleias Representativas Medievas (do mestrado em História Medieval), entre outras. Doutorou-se em 1987, com uma tese sobre As Cortes Medievais Portuguesas (1385-1490) (2 vols., 1990). A sua investigação centra-se no estudo do Parlamento Medieval Português, embora se alargue a domínios tão diversos como o poder local, as instituições eclesiásticas, a cronística e as atitudes colectivas na Idade Média tardia. Particularmente importantes são os capítulos de síntese que publicou na História de Portugal dirigida por José Mattoso (1993), na História do Porto dirigida por Luís A. Oliveira Ramos (1994) e na New Cambridge Medieval History (1998). A sua obra destaca-se pela profundidade da análise, servida por uma cultura invulgar e pela capacidade de convocar diversas disciplinas no campo das ciências sociais e humanas. A originalidade dos temas que investigou, abrindo caminhos que continuam ainda hoje por trilhar, e o cuidado e sofisticação que caracterizam a sua escrita fazem dos trabalhos de Armindo de Sousa um caso notável da historiografia portuguesa. Faleceu em 1998.



Sem comentários: